quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
Niterói Feliz!
E para que possamos atingir os nossos objetivos, precisamos saber que a maior parcela de responsabilidade é nossa. Que precisamos fazer a nossa parte, conservando, mantendo, colaborando, obedecendo às regras, seguindo as leis, cumprindo os nossos deveres. Precisamos, também, cobrar daqueles que fazem as leis, cobrar dos que implementam as leis, cobrar dos que devem fazer cumprir as leis, que eles façam as suas partes.
Só assim, mobilizados, interessados, dedicados e buscando o bem comum, podemos chegar ao nosso grande e maior objetivo: viver em uma cidade que transpire felicidade!
A Niterói e a todos os que trabalham para a sua ordem e progresso, um feliz 2010!
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Clean? Não, CLIN!


Niterói, Niterói!
Que resposta poderia a Secretaria de Serviços Públicos, Trânsito e Transporte dar para o contribuinte e cidadão niteroiense para o tempo em que a Rua Fagundes Varela permanece sem capeamento? O absurdo chega ao ponto de até "operação tapa-buracos" já ter sido feita.
O executivo e o legislativo não têm atingido às expectativas do eleitorado. Sou obrigado a confessar que cometi um erro nas últimas eleições municipais, tanto na prefeitura quanto na assembleia. Na próxima, serei obrigado a reavaliar minhas referências.
A marcação cerrada da Guarda Municipal na calçada da orla do Saco de São Francisco continua. A opinião geral é que a empreitada é desnecessária por ali. Sem falar do estacionamento irregular da viatura oficial, que ocupa parte do que é destinado aos transeuntes e está a menos de 3 metros da esquina.
E quando olhamos para os servidores que lá estão, todos bem nutridos, diga-se de passagem, uma outra pergunta ecoa. Por que um fardamento camuflado? Qualquer combatente, por mais neófito que seja, sabe que a camuflagem é tão somente um artifício para dificultar a identificação do homem em um determinado terreno. Por que os agentes da Guarda Municipal precisam de camuflagem? Nesse processo de compra, creio que fica claro, alguma camuflagem se deu...
Ainda falando sobre o camuflado dos agentes da Guarda Municipal, nota-se que o padrão utilizado serve para proteger o combatente em um ambiente desértico ou árido. Deserto aqui somente encontramos quando procuramos as nossas autoridades municipais.
(Sobre padrões de camuflagem, clique aqui).
A verdade é que, de uma maneira geral, a nossa cidade vai mal. Por isso, nas próximas eleições, vamos lembrar bem desta administração quando da escolha dos novos membros do Legislativo e Executivo municipais.
domingo, 15 de novembro de 2009
Uma Polícia Militar Vitaminada
São os nossos anjos da guarda cuidando da própria saúde.
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Ainda a Rua Fagundes Varela
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Rua Fagundes Varela
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Fazendo Arte!

(Clique na imagem para ampliar).
Veículo da Guarda Municipal de Niterói estacionado sobre a calçada no Saco de São Francisco.

(Clique na imagem para ampliar).
A Guarda Municipal de Niterói tem marcado presença no Saco de São Francisco. A meia dúzia de ambulantes que ocupavam espaços públicos sumiram e os flanelinhas não têm mais sossego.
Enquanto isso, em Icaraí, mais acentuadamente na Rua Cel. Moreira César e Gavião Peixoto, os camelôs fazem a festa. São tabuleiros, mesas e carros com a mala aberta expondo todo tipo de mercadoria. Contrabando e falsificações para todos os gostos.
Eu sou um niteroiense que evita caminhar pelas ruas do centro da cidade. Somente o faço quando não tenho opção. As ruas Visconde de Uruguai, Cel. Gomes Machado e tantas outras foram tomadas como se fosse uma terra de ninguém. O comércio informal resolve o problema de um e cria dificuldades para toda a população, inclusive prejudicando a criação de vagas no mercado formal de trabalho.
Entretanto, não é difícil perceber que ações isoladas, como essa que a prefeitura tem implementado no "Saco", não são solução para o problema. Não demora muito e tudo volta ao ponto de partida: ausência do Estado e invasão do espaço público.
Enquanto nosso clamor é por um "asfalto liso" e um trânsito fluido, por um sistema de transporte eficiente, por uma rede de saúde eficaz, por boas escolas e um ensino fundamental e médio de qualidade, a Câmara de Niterói está preocupada com o pré-sal (clique aqui para entender).
Precisamos cobrar do Felipe Peixoto, do Jorge Roberto Silveira, de todo o nosso legislativo e executivo ações efetivas para os nossos anseios. Não nos interessa uma viagem espacial. Queremos sair pela manhã para trabalhar e, por exemplo, viajar de Pendotiba à Icaraí com segurança e tranquilidade.
Educação e respeito!
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
(Mau) Exemplo das Autoridades

(Clique na imagem para ampliar).
As autoridades, além de não cumprirem suas obrigações, ainda colaboram com o caos urbano. Isso é uma vergonha!
terça-feira, 15 de setembro de 2009
(Mau) Exemplo das Autoescolas

segunda-feira, 14 de setembro de 2009
É (Muita) Falta de Educação

(Clique na imagem para ampliar).
Data: domingo, 13 de Setembro de 2009.
Hora: por volta das 15h30min.
Local: calçada da Av. Quintino Bocaiúva, na altura do número 225.
Não apareceu a placa do Meriva. Mas o Peugeot 307 é de Niterói, ano 2006/2007, tem placa LVA-9301 e está registrado em nome de Gabriela, com alienação fiduciária.
Pelo naipe dos veículos a gente pode perceber que estamos falando de pessoas esclarecidas, educadas, conscientes, certo? Claro que não! São niteroienses mal-educados, daqueles que não estão nem aí para as leis e para seus concidadãos.
(Digo "niteroienses" porque, ao que parece, não são turistas).
Assim, perguntamos. Mas, e os pedestres? E esses... esses... essa gente responde. Os pedestres? Ah, os pedestres que se fo... lasquem!
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
PM Corrupta!
Futebol. Cerveja. Papo furado.
No caminho para casa, dou de cara com uma blitz "Lei Seca". Encostei o carro na entrada de um condomínio na Alameda São Boaventura. Não demorou e apareceu um Gol da PM. Na direção um militar gordinho, branco, abusado. De carona, um cabo, moreno, sorriso simpático. Me abordaram sem sair do carro. Enquanto conversávamos, uma moto parou, manobrou e saiu na contramão. Foram atrás.
Em menos de 5 minutos estavam de volta. Ainda comentei: caralho, vcs são malucos. E aí? Resposta: "Tudo resolvido".
Agora era a minha vez. Pediram habilitação, comentando: e então? O que faremos? Apresentei o documento e reteram, fixando ao parasol. Então o moreno me olhou e disse: um galo! O motorista fdp pediu o documento do carro. Estava tudo em dia. Mas eu sabia que para esses fdps nada está em dia. Peguei os únicos 50 paus que tinha e entreguei para o PM filho da puta. Sabe o que aconteceu? Fui escoltado até o Ponto Cem Réis. Peguei meu caminho e fui embora muito pê da vida.
Essa é a Polícia Militar do Rio de Janeiro! Esse sou eu!
Agora vou ali no banheiro vomitar e já volto!
São 3 da manhã do dia 10 de setembro de 2009. Será que o comando da PM ( www.policiamilitar.rj.gov.br ) terá dificuldade para identificar esses dois PMs corruptos filhos da puta?
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Rapidinhas de Nikiti
- X -
Na última sexta-feira foi realizada a festa de comemoração do 137º aniversário do Rio Criket. No palco, por pouco mais de uma hora, a Banda Blitz animou o evento. No repertório, sucessos consagrados, como A Dois Passos do Paraíso, Você Não Soube Me Amar, Mais Uma de Amor (Geme Geme) e outros, além de novos hits, como Eu, Minha Gata e Meu Cachorro.
O evento teve início às 22h e terminou em torno das 3 da madrugada de sábado. No cardápio, canapés, salgadinhos e chope. Como é normal nesse tipo de festa, em alguns momentos os garçons não chegavam às mesas mais distantes do bar, o que deixou muita gente de bico seco, inclusive eu. Mas quando a banda começou a tocar e grande parte dos convidados se deslocou para próximo do palco, a bebida ficou farta e pude matar a sede.
Depois de uma da manhã, com a partida da banda, nos acabamos na pista com o set comandado pelo DJ Marquinho Saud.
Se tudo correr bem, ano que vem eu não estarei presente! Tem coisa melhor para um solteirão como eu fazer em uma noite de sexta-feira, inclusive ficar em casa de bobeira.
- X -
Eu não entendo como uma instituição tradicional como o Rio Cricket não tenha um website que possa representar a sua importância no cenário Niteroiense.
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Ah Niterói
Ranking IFDM
Nacional/Estadual/Cidade
57º/1º/Macaé
65º/2º/Niterói
129º/3º/Volta Redonda
145º/4º/Rio de Janeiro
154º/5º/Porto Real
193º/6º/Resende
211º/7º/ Itaguaí
217º/8º/Piraí
221º/9º/Angra dos Reis
313º/10º/Barra Mansa
337º/11º/Campos
358º/12º/Nova Friburgo
365º/13º/Petrópolis
448º/14º/Duque de Caxias
456º/15º/Quissamã
478º/16º/Mangaratiba
484º/17º/Rio das Ostras
560º/18º/Teresópolis
622º/19º/Itaperuna
673º/20º/Araruama
685º/21º/Italva
691º/22º/Saquarema
699º/23º/São Gonçalo
-X-
Prédio de prefeitura parece atrair...
Tanto no entorno do Palácio Araribóia quanto no prédio da Visconce de Sepetiba com Cel. Gomes Machado, continua a bagunça no trânsito. Carros estacionados em locais não permitidos ou em fila dupla, os guardas ocultos ou omissos e mais. Sem contar que nesse meio sempre temos veículos oficiais.
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Ocupação de Espaço Público

Se é meu, é seu, é de todo mundo, quem tem autoridade para se apossar, vender, alugar, ceder? Essa é uma questão que me tira do sério. Fico olhando os vendedores de coco na Praia de Icaraí. São aglomerados de bagulhos, caixas de isopor, tendas pobres e gastas que tornam a orla um lugar feio de se ver. E quando critico, uma amiga argumenta que eles precisam trabalhar. Ora, ora. Isso é papo de assistencialista. Ou vai querer me convencer que aquilo é inclusão social? Passou a época da assistente social cinquentona, acima do peso, com colar de bolinhas no pescoço. O poder público não tem o direito de lotear o que é do povo.

Então, estaciono na Moreira César, do lado direito porque é sábado e é permitido. Saio do carro e encontro essa cena das fotos: a Lanchonete Matinata, há mais de vinte anos no mesmo ponto (Rua Cel. Moreira César, 282 – Loja 104). Agora ela ocupa também a calçada. Mais da metade de uma calçada que deveria estar livre para que pudéssemos transitar com carrinhos de bebê, cães, cadeiras de rodas, de braços dados com idosos, sozinhos ou acompanhados. Livre, mesmo que ninguém por lá passasse.

Vou contar para quem quiser saber. A faixa amarela que delimita a área que pode ser ocupada significa que o comerciante tem autorização da prefeitura para fazê-lo. Tem licença e pagou por ela. Sabe quanto? A bagatela de R$ 134,00/m² por ano. É isso mesmo: POR ANO. No caso do Matinata, para uma área que deve ter uns 12 m², o custo anual é de R$ 1.608,00 (R$ 134,00 por mês de ocupação). Sabe o valor de venda do m² comercial em Icaraí? Quase R$ 6.000,00 (para uma sala comercial na Moreira César).
Como curiosidade, um certo "shopping" da cidade cobra mais de R$ 2.000,00 por mês em um espaço no seu terraço medindo 60 cm x 60 cm. Quer pagar? Relação custo x benefício.
Eu fico indignado. Mas o sentimento que mais me dói é a vergonha.
terça-feira, 21 de julho de 2009
Merece Reboque!

Rua Dr. Borman, ao lado do Palácio Araribóia, quase esquina com a Rua da Conceição.
O cidadão sai lá de São Gonçalo para bagunçar o trânsito aqui em Niterói. Ou seja, não bastassem os mal-educados da terra, ainda estamos importando pessoas assim.
A verdade é que os serviços públicos, quando não são insuficientes ou ineficientes, são omissos.
quarta-feira, 15 de julho de 2009
Ainda Sobre o Trânsito
Se cada um fizesse a sua parte, e somente isso, mais nada, viveríamos muito melhor.
Imagina se todo mundo:
- Respeitasse os sinais e placas de trânsito?
- Atravessasse a rua, exclusivamente, na faixa de pedestre ou passarela?
- Utilizasse, adequadamente, indicadores de direção (setas), farois, buzina e alerta?
- Estacionasse, somente, em locais permitidos?
- Transitasse pela faixa da direita, usando a da esquerda para ultrapassagem, somente?
- Ultrapasse, exclusivamente, pela faixa da equerda, inclusive, pilotando motocicleta?
- Parasse, sempre, fora da pista de rolamento?
Alô PMN!
X
Parece que são orientados. Por que os ônibus não encostam no pontos, parando no meio da rua para embarque e desembarque de passageiros, atrapalhando o trânsito das vias?
X
Sobre ônibus e vans que trafegam por Niterói... Por que, depois que anoitece, os motoristas não acendem os faróis, como manda a lei, ligando somente as lanternas? Sair de uma garagem, na Alameda São Boaventura, por exemplo, a noite, é uma atividade perigosa.
domingo, 5 de julho de 2009
Irresponsabilidade e Falta de Educação no Trânsito


quarta-feira, 3 de junho de 2009
Alameda São Boaventura - Um Canteiro de Obras

Todas as vezes que vejo essa placa, fico apreensivo. Não estou acostumado com obras públicas onde o valor investido parece-me menor do que o necessário. Não estou certo? Qualquer passarela, em qualquer rodovia estadual, pediria mais verba.
Não é uma obra pequena. O canal está movimentado até nos finais de semana, muitas vezes até tarde da noite, perturbando o sono de quem mora às suas margens. Entretanto, há de ser feito um esforço já que o empreendimento promete um benefício que o justifica.
Será que ficaremos nos R$ 7 milhões? Será que teremos o resultado prometido e que esperamos? A verdade é que, diante do caos que se tornou aquela via, estamos pagando, pagando caro, pra ver!
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Vale o Escrito
Não é por acaso e tampouco por lazer. É, com certeza, "trabalho". São "operários", a gente percebe só de olhar.
Cada um traz consigo um malote com vários envelopes amarrados em pilha. Chegam e entregam a pilha para um outro "profissional".
Como naquele pedaço, em 8 anos de observação, nunca vi a cara das autoridades, eles não têm quaisquer receios. Não devem ter motivos.
Agora lembrei... Certa vez um homem saiu da Estácio e foi metralhado dentro do veículo ali nas imediações... A polícia apareceu. Mas para "cumprir tabela", somente.
Agora, pelo que conheço do metiê, aquela operação diária tem cara de contravenção. Ou estou enganado?
Viver em uma cidade como Niterói é uma loteria, bicho!
segunda-feira, 11 de maio de 2009
Respeito ao Próximo

É certo um homem ser temente à Deus e não ter um mínimo de respeito ao semelhante? Claro que não. O amor ao próximo não se avoluma nos projetos sociais que uma instituição “promove” ou na palavra que prega, mas nas atitudes mais elementares dos seus membros, no respeito aos irmãos, à natureza, às leis (dos homens também e principalmente).
Será que essa minha opinião é compartilhada pelos membros e dirigentes do CEI – Centro Evangelístico Internacional, no templo localizado na esquina das ruas Lemos Cunha com Comandante Miguelote Viana, em Icaraí? ( http://www.cei.org.br/index.html ).
E para constatar essa realidade, basta checar os arredores do templo em dia de culto. Carros estacionados com as quatro rodas sobre as calçadas, impedindo a passagem de pedestres; veículos ocupando um das pistas da Miguelote Viana, uma rua estreita e de mão dupla; carros parados na pista de rolamento da Lemos Cunha, uma via de grande movimento, inclusive de coletivo, bem na confluência com a Rua Joaquim Távora.
Parece que para aqueles evangélicos é assim que funciona: Deus no céu e eles na terra.
Rapidinhas
X
Na Rua Visconde de Sepetiba, quase em frente a prefeitura, existe um estacionamento que perturba a ordem pública. A fila de carros que aguardam para entrar ocupa uma pista da rua, em muitas das vezes cruzando a Av. Amaral Peixoto, causando verdadeiro caos no trânsito. Será que só eu vejo isso?
X
O tráfico de drogas corre solto na orla de São Francisco. Alô polícia!
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Auto Lotação Ingá

Fica claro para qualquer niteroiense que a prefeitura fecha os olhos para os desmandos que a empresa de ônibus faz naquele local. Sem considerar o desrespeito aos usuários das linhas 49 e 43, os motoristas que são obrigados a passar por aquela via sofrem com o trânsito caótico causado pelo estacionamento dos coletivos que ocupam parte da faixa de rolamento, nos dois sentidos.
Os ônibus são abandonados por motoristas e cobradores que usam aquele local para fazer suas necessidades fisiológicas e consumir aquele lanche básico. Nada contra, já que é certo que a empresa tem obrigação de proporcionar justas condições de trabalho aos seus funcionários. E as pausas durante os seus turnos são direitos que eles têm. Entretanto, nesse caso específico, o que tem a população com isso? Por que eu tenho que pagar o preço da pausa para o lanche dos rodoviários e não a Ingá?
E sabe isso acontece há quanto tempo? Não lembro. Com certeza, há mais de trinta anos.
quinta-feira, 9 de abril de 2009
Será que sou burro?

Por que a prefeitura não programa os serviços de reparo de asfalto das ruas para final de noite e madrugada?
Pois bem. Não encontro resposta. Eu quero um motivo ao menos que justifique a execução dos serviços durante o dia e em horários de trânsito intenso.
Hoje, 9 de abril, às 10h30min, uma equipe fazia remendo na esquina da Fagundes Varela com Professor Moacir Padilha. E diga-se de passagem, escreveu não leu tem gente fazendo isso naquele ponto. Ou seja, é problema crônico. Podemos perceber esse procedimento em vários pontos da cidade, em ruas movimentadas como Alameda São Boaventura, Roberto Silveira, Marquês de Paraná e Jansen de Melo.
Que tipo de administração é aplicado nesses casos?... Eu quero é entender.
terça-feira, 7 de abril de 2009
O Caos no Centro

http://www.cdp-fan.niteroi.rj.gov.br/patrimonio/PAARARIB.htm
segunda-feira, 6 de abril de 2009
Conclusão?...

Clique na montagem para ampliar.
Data: sábado, 4 de abril de 2009.
Hora: entre 7h e 7h13min.
Local: Alameda São Boaventura, Fonseca, em frente ao Condomínio Sete de Setembro.
A viatura da PM para e os dois policiais abordam o motorista do Chevette.
Verificam a documentação, vasculham a mala e, pelo que parece, "as coisas" não estão em ordem.
Depois de uns 10 minutos de conversa, de um vai e volta de PMs e motorista, os agentes da lei partem.
Fica tudo certo. Exceto para o motorista do Chevette.
O carro não "pega" e é necessário ser empurrado. Resolvido "no tranco".
É a lei.
quarta-feira, 25 de março de 2009
Rua Eduardo Luiz Gomes - Centro
Os carros ocupam as calçadas, tomam todo o espaço reservado aos pedestres e isso acontece há muito, mas muito tempo.
Em frente a entrada de garagem do Niterói Shopping, caminhões causam, a qualquer hora do dia, transtornos ao trânsito.
Nada de fiscalização. Nada de multas. Nada de autoridades.
Clique nas fotos para ampliar:
Trecho em frente ao Hospital Santa Cruz

Trecho da rua, em frente a entrada de garagem do Niterói Shopping (lado oposto)

Alameda São Boaventura
Veja simulação aqui:
http://www.ssp.niteroi.rj.gov.br/conteudo/alameda.php .
Pardais Desligados!!!
http://www.ssp.niteroi.rj.gov.br/mapas/mapa_radares.php .
