
Início da tarde de domingo, na Noronha Torrezão. Parados no semáforo do Largo do Marrão. Veículo transitando sem placa. Ao volante, uma mulher. Ir – res – pon – sa – bi – li – da – de.


14h deste domingo. Rua Mariz e Barros, em ponto próximo à Praia de Icaraí. Estacionado em lugar não permitido e na contramão da via.

O trânsito de Niterói está um caos.
ResponderExcluirA questão do trânsito, campeã de reclamações em todas as pesquisas realizadas na cidade, se apresenta como um problema de difícil solução e desafio para o prefeito JORGE ROBERTO SILVEIRA, eleito a um ano com 60% de aprovação.
A pergunta que não quer calar: Até quando?
E essa sensação de insegurança em relação ao transito vem sendo experimentada por muitos moradores de São Francisco, bairro da zona sul da cidade. Como se já não bastasse o tumulto causado pelos freqüentadores de final de semana, que invadem as nossas calçadas, ainda, para piorar a situação, as mudanças repentinas de itinerário do transito que passa pela Rua Presidente Roosevelt (Rua do canal), jogando todo o transito para a Rua Timbiras que é uma rua mais calma e de pouco transito, assustando os moradores.
Isso vem ocorrendo nas ultimas semanas, quando, a pretexto de realizar obras na Rua do canal a prefeitura desvia repentinamente todo o transito da “região oceânica” que passa pela Rua Presidente Roosevelt, forçando todas as linhas de ônibus a passar pela Rua Timbiras (totalmente residencial), prejudicando e colocando em risco a vida dos moradores.
Todos os dias corremos o risco de ser atropelados. Entendemos que não há como prevenir o crescimento da população que vive nas grandes cidades. No entanto, por meio de um planejamento eficiente, considerando as características dos bairros, poderia ser feito um trabalho mais organizado, levando em conta os principais impactos sobre os moradores.
A falta de respeito com as pessoas é muito grande, a Prefeitura deveria ter se programado para arrumar e estruturar as vias ao redor do bairro preservando e considerando a sua característica residencial.
Com a velocidade em que os veículos passam na rua Timbiras, os pedestres vivem num clima de insegurança sem saber quando vai surgir um ônibus truculento em sua direção.
Os motoristas entram em alta velocidade na rua de característica residencial, sem respeitar as transversais, nem os moradores que saem com seus veículos das garagens o que pode provocar sérios acidentes.
Já fizemos várias reclamações, mas nada acontece. Será que só vão resolver isso depois que uma pessoa for atropelada?
Não basta o cidadão ser vítima, ele precisa notificar o fato, através de cartas e e-mail dirigidos aos canais que a mídia disponibiliza à população com essa finalidade, só assim será possível estabelecer estratégias que combatam esse tipo de descaso por parte do poder público.
A população de São Francisco passa por um momento de fragilidade e onde estão os vereadores eleitos com os votos do nosso bairro?
A muito que a QDV (qualidade de vida) de Niterói vem sofrendo descaso por parte das autoridades.
Outro problema é o crescimento desenfreado da construção civil. Não se viu, nesses últimos anos, qualquer obra de melhoria na rede coletora de esgoto ou de água pluvial. Será que São Francisco agüenta esse crescimento desordenado?
Bom, essas são apenas algumas colocações de todos que moram aqui nessa enseada de São Francisco, alguns a mais de 50 anos e que daqui não querem sair.
Tenho certeza que o prefeito Jorge Roberto Silveira, é experiente o suficiente e sabe também que sua votação corresponde ao tamanho da responsabilidade e da expectativa que o cidadão, contribuinte depositou na urna no dia da eleição e irá solucionar essa demanda dos moradores de São Francisco, que pagam um dos mais altos IPTU do Município.