terça-feira, 23 de novembro de 2010

O Estado e as Leis

Detran-RJ, Niterói

A desordem pública parece que começa mesmo pelo Estado. Quando as instituições públicas não desobedecem às leis, e isso é uma exceção, cerram os olhos para quem o faz. Basta passar em frente ao Detran do Fonseca, Niterói, para constatarmos isso. São diversos veículos estacionados de forma irregular na Rua Desembargador Lima Castro, sob a batuta de um "vaga certa" clandestino, ou seja, de um flanelinha.


Segurança Pública

Desde ontem, podemos observar que as polícias Civil e Militar estão, efetivamente, nas ruas. Acontece, neste momento (16h20min), uma blitz em frente à delegacia do Fonseca, na Alameda São Boaventura. Durante toda a segunda e madrugada de terça-feira, vi carros da PM na Alameda e em diversos pontos da cidade. Há pouco, também vi algumas patamos na Desembargador Lima Castro.

Acostumados que estamos com a omissão do Estado no que se refere à questão "segurança pública", temos a impressão de que, agora sim, a coisa está funcionando. Mas não é bem assim. Esse efetivo que está na rua é o mínimo necessário a uma rotina em todo o Estado do Rio de Janeiro. Vivemos, agora, o mínimo da normalidade de segurança. Já já, voltamos ao normal, ao estado de calamidade pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário